Será que fazer caminhada emagrece mesmo?

Caminhada emagrece, não tem custo algum e é uma alternativa para atividades aeróbicas realizadas em  academias.

Caminhar  por 45 minutos por dia ajuda a acelerar o metabolismo e em uma semana pode-se queimar até 1.300 calorias. Mas, é importante lembrar que o emagrecimento só ocorrerá se essas calorias não forem repostas através de uma alimentação inadequada.

Plano de caminhada para emagrecer

A caminhada é um exercício de baixo impacto, não vai comprometer seus joelhos ou causar outras lesões por esforço. Para aqueles com certos problemas de saúde, incluindo a obesidade e as doenças cardíacas, a caminhada é uma atividade eficaz, de baixa intensidade e que promove a perda de peso, uma melhor saúde geral e o bem-estar mental.

Pegar o ritmo

Para iniciantes é importante começar caminhar devagar, por 10 minutos na primeira semana, 30 minutos na segunda semana e 1 hora  a partir da terceira semana.  Conforme se aumenta a capacidade física, pode- se  acelerar a atividade com uma caminhada mais rápida, que  aumenta instantaneamente a queima de calorias.

Procure incluir uma dificuldade de cada vez, como a de aumentar o tempo e depois que acostumar, aumente a velocidade.

Caminhe em uma colina

Adicionar algumas dificuldades,  como caminhar em uma colina ou colocar pesos extras (como uma mochila nas costas,  ou pesos leves nos braços e nos tornozelos)  adiciona resistência, aumenta o desafio e ajuda a queimar mais calorias.

Ar livre, sol, vitamina D e socialização

Se for realizada ao ar livre, a caminhada emagrece, nutre o organismo de vitamina D e essa atividade desenvolvida junto com amigos ainda cumpre o importante papel de socialização, mandando para bem longe a solidão, a tristeza e a depressão.

A caminhada em grupo é motivadora, quando um está desanimado o outro incentiva e assim se vai longe. É sempre fácil encontrar um mesmo grupo caminhando junto pelos parques, compartilhando ideias, aflições e alegrias.

Essa forma de caminhar libera o estresse que no fim das contas diminui  também a secreção de hormônios que tem como função em estado de estresse de acumular gordura no corpo.

Construir uma rotina diária de caminhada seja sozinho  ouvindo música, ou com amigos, é a melhor forma não só de emagrecer e manter o peso mas também de trazer a sensação de bem estar. Os melhores horários são quando o sol não está forte, seja de manhã, ao entardecer e mesmo à moite.

 

Mais cursos da Giovana:

css.php